Homeopatia
O que é e como funciona?
A Homeopatia é uma terapia que tem a capacidade de aliviar a dor física e moral, trata e cura muitas patologias.
Samuel Hanhnemann 1755-1843 médico e quimico, retomou a frase latina de Hipocrates “Similia similibus curentur” Os semelhantes devem ser curados pelos semelhantes para ilustrar a sua descoberta, segundo a qual as substâncias dadas em fracas doses, permitem ao organismo curar afeções que estas mesmas substâncias provocam em doses elevadas. A este sistema médico que ele fundou deu o chamou de Homeopatia. Segundo este princípio conhecido pela lei dos semelhantes, toda a substância que dada a individuos saos e susceptível de desencadear sintomas, pode ajudar a cura de individuos doentes atingidos de sintomas análogo. Neste contexto Hanhnemann concluiu que o mercurio que era muito utilizado pelos médicos seus contemporâneos para tratamento da sífiles, desencadeava a aparicão de ulceras sífiliticas. E o nitrato de prata, argentum nitricum, aplicado em altas doses nas inflamações oculares gerava supurações e irritações graves. Homeopáticamente ministrado em doses ínfimas trata e cura irritações dos olhos, tais como a conjuntivite.
Hanhnemann e colegas médicos seus colaboradores iniciaram experimentações utilizando o princípio da lei dos semelhantes tomando eles próprios altas doses das substâncias, plantas muitas delas tóxicas e metais pesados utilizados pelos médicos dessa altura nos seus pacientes, apontavam os sintomas provocados pelas ditas substâncias e seguidamente tomavam doses infinitesimais da mesma substância para se libertarem dos sintomas provocados pelas doses elevadas. A Homeopatia tem assim a vantagem de ser experimentada nos humanos sem provocar sofrimento nos animais.
Hanhnemann e seus colegas experimentaram cerca de uma centena dessas substâncias e até aos nossos dias ja foram experimentadas cerca de 2000 substâncias. Na prática clínica homeopática apenas algumas centenas de remédios homeopáticos são utilizados.
Hanhnemann após a descoberta dos princípios e leis da homeopatia classificou-os, sistematizou-os e transformou-os numa prática clínica semelhante á que possuimos hoje.
O conjunto de sintomas provocados por estas subtâncias estão listados, coligidos e publicados em dois livros: “Matéria Médica” e “Reportório”.
Como se preparam os medicamentos homeopáticos?
Através da diluição da substância original por patamares sucessivos, seguida da sucução. Resumindo teremos a diluição da substância e a sucução ou agitação vigorosa. Só estas duas operações conferem ao medicamento homeopático todo o seu poder, com a condição evidente de que os sintomas específicos do produto seja semelhante á dos sintomas do paciente.
Quais são os fundamentos científicos da homeopatia?
A homeopatia tem sido posta em causa por falta de fundamentação científica e seu efeito considerado apenas um placebo. Como é que ela pode ter um efeito placebo se funciona igualmente em animais como em plantas, seres ditos não racionais que não terão consciência de que estão a tomar medicamento homeopático.
A homeopatia como terapia têm sido utilizada clínicamente ao longo de pelo menos duzentos anos na Europa, na India e nos Estados Unidos da América, Brasil, etc,...
Hahnemann utilizou um método (“proving” em inglês) que consiste em administrar diáriamente a uma pessoa saudável fracas doses de uma determinada substância até que os sintomas apareçam. Através deste método de “proving” é possível apreender que manifestações provoca cada substância experimentada, e em virtude da lei dos semelhantes, que sintomas é que ela cura. Estes “provings” permitem ao praticante seleccionar os remédios em função dos sintomas do paciente.
Há muitos críticos em relação aos príncipios da Homeopatia e sua funcionalidade no entanto teremos de distinguir aqueles que têm interesses em que ela não competita com a medicina alopática ou convencional e os críticos que alegam que aplicando os metodos de analise cientifica a homeopatia não resiste a essa analise.
Nós, por nosso lado, perguntamos se o método científico actual tem as ferramentas necessarias e suficientes para analisar questões como a homeopatia dada a sua especificidade de medicina energetica. Ha muitas areas do saber humano que a analise cientifica não tem no momento actual capacidade de analisar. E não e por isso que as vamos negar. O problema esta na insuficiencia do metodo. Na realidade aquilo que temos por verdade hoje, amanha os novos dados podem contradizer. Aquilo que Hahnemann captou pode a ciência não ter acesso com os instrumentos de análise científica actual.
Como podemos explicar a aplicação do efeito placebo nos animais?