Acupuntura
Medicina da Energia
A Acupuntura é sem dúvida o ramo mais conhecido da Medicina Tradicional Chinesa. Podemos defini-la como uma ciência-arte milenar de regulação da energia do corpo.
A função do acupuntor é detectar as perturbações energéticas e suas causas, e seguidamente restabelecer a circulação de sangue e energia, desobstruindo os bloqueios ou aumentando o fluxo energético onde ele é carente.
Para isso o acupuntor poderá servir-se da utilização de finas agulhas introduzidas selectivamente em pontos especificos situados ao longo dos trajectos de energia (meridianos), corrigindo assim por via reflexa os disturbios aos vários níveis.
Em que disfunções é a Acupuntura mais eficaz?
Sendo a Acupunctura a medicina energética por excelência, ela terá em qualquer situação uma intervenção útil. Todavia, na prática, constatou-se que há disfunções energéticas onde a sua aplicação é mais vantajosa, situações essas reconhecidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Assim, ao equilibrar a energia Yin e Yang, a partir de certos parâmetros (análise rigorosa dos pulsos, língua e outros sinais objectivos visando uma avaliação personalizada), obtêm-se resultados muito satisfatórias em situações tais como:
-
Dor:
-
Dor de cabeça: enxaquecas, nervralgias do trigémeo,...
-
Dores Reumáticas: artrites, artroses, artrites reumatóides, dores articulares em geral, ciáticas, nevralgias, tendinites, etc...
-
Dores de costas: cervicalgias, lumbagos, dorsalgias, hérnias discais, etc...
-
-
Sistema nervoso: fragilidade do sistema nervoso central, depressões menores, neurastenia, angústia, agitação, nervosismo, ansiedade, insónias, tensão emocional
-
Problemas respiratórios e ORL: asma, bronquite, tosse, rinite alérgica, sinusites, alergias, amigdalites, traqueítes, faringites, otites, etc.
-
Problemas uro-genitais e sexuais: inflamações e irritações urinárias, adenoma da próstata, impotência, frigidez, poliúria
-
Problemas gastro-hepato-intestinais: gastrites, úlcera duodenal, dispepsia, anorexia (falta de apetite), disquinesia biliar (vesícula preguiçosa), inchaço abdominal, meteorismo (gases), diarreia aguda ou crónica, prisão de ventre, síndroma do cólon irritável etc…
-
Sistema imunitário: a Acupunctura apoiada pela Fitoterapia chinesa, moxibustão e Qi Gong tem um importante papel nas defesas imunitárias.
-
Fadiga geral, falta de tónus: Ao tonificar os órgãos que são os produtores da energia a Acupunctura permite o restabelecimento de um bom estado energético e a correspondente apetência para a acção.
-
Tratamento para deixar de fumar.
-
Emagrecimento